Lista de livros sobre modelos e biografias

    08/04

    Selecionei os melhores livros biográficos sobre modelos. Não podia faltar o livro do famosíssimo John Casablancas.

    Vida Modelo
    John Casablancas
    Responsável, à frente da agência Elite, por elevar belas mulheres à condição de supermodelos e ícones da beleza neste século como Gisele Bündchen e Naomi Campbell , Jonh Casablancas reúne memórias e confidências em sua biografia. Um livro que desvela os segredos do mundo da moda e mostra, principalmente, a fascinante história de um empresário bon-vivant e bem sucedido.

    Preciso Rodar o Mundo – Aventuras Surrerais de Uma Modelo Real
    Provensi, Michelli
    Ser modelo de sucesso é um sonho de muitos jovens em todo o país. A moda atrai a atenção com os investimentos e todo o espaço que ocupa na mídia. O Brasil alcançou uma posição de destaque nesse universo; nossas modelos atingiram o topo dos rankings e da fama, ganhando milhões por ano e alimentando ainda mais esse sonho. Nem todas as 1 MILHÃO de jovens que se inscrevem nos principais concursos de beleza vão chegar lá, mas o livro de Michelli Provensi é um aliado daquelas que têm persistência e querem aprender sobre os bastidores e a realidade nem sempre glamourosa dos desfiles e ensaios. Modelos quase sempre estão no lugar certo, o problema é que, também, quase sempre com a roupa errada. Fotografam biquíni em pleno inverno, muitas vezes na neve. Fotografam aqueles casacos que quase nunca são usados, debaixo de 40 graus; isso sem contar as horas e horas para um click ou um desfile. A vida delas não é nada fácil, é bem mais complicada do que o belíssimo resultado impresso numa revista. Michelli Provensi demonstra que não é apenas um corpo a serviço de uma marca, ela interrompeu os estudos, mas é muito inteligente e conectada, tem atitude, canta, interpreta, dança e pode ser a guia ideal para esse mundo que desperta muita curiosidade. Um livro para modelos, pretendentes e curiosos sobre o universo da moda. Ah, um aliado indispensável para toda mãe de modelo.

    Garota Perfeita
    Jennifer Strickland
    Aos oito anos de idade, Jennifer Strickland entrou para o mundo da moda, iniciando uma jornada que a levaria às passarelas de Milão. Por fora, ela parecia ter tudo – desfiles nas passarelas para Giorgio Armani, comerciais para empresas desde a Oil of Olay até a Mercedes Benz, o centro das atenções e todo o glamour proveniente da indústria da moda. Porém, ela rapidamente descobre que este mundo não é todo feito de glitter e ouro. Garota perfeita é a marcante história da jornada de Jennifer da moda à fé. Dentro destas páginas, você terá uma visão interna dessa indústria – e encontrará uma garota que lutou da mesma forma que você luta. Os princípios da verdadeira beleza que ela compartilha aqui irão quebrar a ilusão que a beleza e o sucesso oferecem, levando você ao poderoso e eterno conhecimento de quem você realmente é aos olhos de Deus: uma filha amada, que foi criada para refletir a Sua glória para o mundo. Além de ser graduada em Jornalismo Televisivo e mestre em Produção Literária, Jennifer Strickland foi modelo em várias famosas agências. Ela ainda trabalhou para Giorgio Armani nas passarelas de Milão e participou de inúmeros comerciais de televisão. Posou para revistas como a Teen, Cosmopolitan, Vogue, Glamour e para várias campanhas publicitárias nos EUA. Este é um dos livros mais honestos e autênticos que eu já li.

    Alek Wek – A refugiada africana que virou top model internacional.
    Alek nasceu em Wau, no sul do Sudão. Sétima filha de uma família de nove irmãos, Alek só viveu em paz no Sudão por alguns anos, até que se visse em meio a uma implacável guerra civil, marcada pela luta entre milícias criminosas, um governo dominado pelos muçulmanos e rebeldes da região Sul, em um conflito brutal que matou cerca de dois milhões de pessoas.
    Esta autobiografia apresenta a história de uma refugiada que foi para Londres, onde a ascensão de jovem modelo a top model internacional foi ainda mais eminente devido aos traços de Alek, diferentes do padrão europeu.

    As modelos precisam saber inglês?

    06/04 As modelos precisam saber inglês?

    Hoje em dia, é muito importante saber inglês. Você pode ser selecionada para um trabalho no exterior. E aí, como é que você vai se comunicar com o fotógrafo? Difícil, né? Você não consegue entender o que o fotógrafo quer e não consegue fazer o que querem que você faça. O trabalho não ficará bom e você fica queimada com aquela equipe com quem trabalhou. Com isso, poderá perder outros possíveis trabalhos. Saiba pelo menos o básico. Se você não tem dinheiro ou tempo, compre o guia “15minutos: Inglês” e estude. Achei muito bom e barato. A fluência só se consegue na prática. Assista filmes com legendas, tente traduzir músicas, leia em inglês e, se conhecer alguém que fale inglês, não tenha vergonha de treinar com a pessoa.

    Livros com dicas para a carreira de modelo – Parte 02

    23/02 Livros com dicas para a carreira de modelo – Parte 02

    Esta é a continuação da lista de livros com dicas para carreira de modelo.

    Retrato de Modelo
    Lisette Guerra
    Retrato de Modelo é, da primeira à última página, uma obra sobre o belo. Melhor ainda: seus personagens são reais e podem a qualquer momento aparecer no outdoor da esquina, na tela da TV, na revista que ainda se vai comprar ou, quem sabe, na próxima passarela onde eles vão surgir.
    Antes de ser um pretensioso manual sobre padrões estéticos ou medidas exatas, este livro é um registro de muitos trabalhos. Começando pelo da fotógrafa Lisette Guerra, cujas trilhas profissionais andam repletas de gente bonita.
    Ela escreve sua história com argumentos imbatíveis: técnica, sensibilidade, talento, intuição e disciplina. Para testemunhar e, à sua maneira, participar também da carreira de alguns dos modelos mais requisitados do hoje milionário mercado da moda.Retrato de Modelo é um painel deste mundo fascinante, do Make-up às passarelas, um universo de glamour que sustenta um poderoso ramo da economia internacional.

    Vida de Modelo: Guia de Bolso
    Jotta Santana
    Um guia sério e prático, feito por profissionais do mundo da moda, para quem quer seguir a carreira de modelo e alcançar o sucesso.

    Mamãe, quero ser modelo!
    Carlos N. Andrade
    O mercado publicitário infantil é muito grande e muito cobiçado por grande parcela das crianças da nossa sociedade, mas, até então, não encontrávamos uma literatura sobre este assunto. O livro ‘Mamãe, quero ser modelo!’ pretende esclarecer as mães e os iniciantes na carreira de modelo ou ator sobre este mundo mágico da propaganda e o fascínio que envolve todos nós. O autor passar aos leitores, em uma linguagem fácil e repleta de exemplos, dicas e esclarecimentos muito úteis para quem pretende ingressar desde cedo nesta concorrida profissão.

    Atividade de Modelo/Manequim e o Trabalho Infanto – Juvenil
    Júlia Zerbetto Furlan
    Esta obra questiona o fato de não se encarar a Atividade de Artistas e Modelos/Manequins como trabalho, permitindo a participação de menores de dezesseis anos de idade. Este trabalho é tão estafante e árduo como qualquer outro.
    Será que os direitos desses menores são observados quando estes são expostos e utilizados no mercado como produto principal?

    Quero pintar ou cortar meus cabelos, posso?

    19/01 Quero pintar ou cortar meus cabelos, posso?

    Se você não está em uma agência, lembre-se: quanto mais natural for seu cabelo, melhor. Então nada de tintura, cortes exagerados, etc. Quando você entra em uma agência, eles lhe dizem o que fazer no seu cabelo e também lhe indicarão um profissional adequado.

    Cuidado com as limpezas de pele. Faça durante as férias.

    16/01 Cuidado com as limpezas de pele. Faça durante as férias.

    A limpeza de pele profunda demora uma semana para cicatrizar. Se você não entrou em uma agência ou vai participar de uma seletiva, faça 15 dias antes do compromisso. Mas se você já é modelo, faça nas férias, pois você nunca sabe quando será chamada. Mas se sua pele precisa muito de uma limpeza opte por cremes removedores de cravos.

    Livros com dicas sobre a carreira de modelo – Parte 01

    14/01 Livros com dicas sobre a carreira de modelo  – Parte 01

    Existem vários livros com dicas, histórias e biografias sobre modelos. Hoje postarei quatro livros com dicas importantíssimas sobre a carreira de modelos.

    Profissão Modelo: Em busca da fama
    Margarethi Libardi
    O modelo profissional tem direitos e deveres próprios de todo trabalhador. Para quem é modelo, pensa em ser, admira a profissão ou compreender esse mundo de glamour em que modelos homens e mulheres se movimentam sob spots ou flashes, eis o livro indispensável. A obra de Margareth Libardi fala da história da profissão, expõe os conceitos básicos dá dicas valiosas para quem sonha ser ou já é modelo, faz entrevistas com famosos e anônimos. Sempre com o realismo de quem sabe dos fatos (há muito mais fatos do que à primeira vista se imagina) e a livre fantasia de quem lida com beleza e o charme.

    Como ser uma Modelo de Sucesso.
    Costanza Pascolato e Milly Lacombe
    Este livro é dedicado a todas as moças, rapazes e crianças que querem entrar na tão idealizada e almejada profissão de modelo. Usando dos mais de trinta anos de experiência no mundo da moda, Costanza Pascolato explica com detalhes a vida de modelo e ensina o que fazer para chegar lá. Através de depoimentos de bookers, fotógrafos e modelos famosos, você aprender como mandar sua foto para uma agência, o que fazer se for escolhida, ou se for rejeitada, como superar os momentos mais difíceis, como se comportar nas mais diversas situações, o que carregar na bolsa… Este livro é guia e companheiro em todos os momentos, orientando todos aqueles que querem ser modelos de sucesso

    O Caminho da Passarela
    Claudia Liz
    Pela primeira vez uma top model brasileira conta tudo que uma garota precisa saber sobre a profissão de modelo. Cláudia Liz fala, sem censura, de suas experiências, gafes, alegrias e tragédias. Com ilustrações da própria autora, esse livro é o companheiro indispensável da menina que deseja ser bem-sucedida tanto na carreira de modelo quanto na vida pessoal.
    - O que fazer para ingressar na carreira; – Como funcionam as agências; – Como agir em castings, passarelas, sessões fotográficas; – Dicas para trabalhar e morar no exterior; – Alerta contra os transtornos alimentares; – Os caminhos para se alcançar o sucesso; – De que forma administrar seu dinheiro; – As armadilhas da profissão.

    Mundo Fashion: Modelos e Bastidores
    Autora: Miriam Tawil
    Idealizadas, adoradas e admiradas em todo o mundo, as modelos mostram que apesar da imagem invejável sua vida nem sempre é fácil. As cobranças são inúmeras e muitas delas chegam a se submeter a regimes severos de emagrecimento, que podem acarretar problemas de saúde. O lado psicológico também fica comprometido na medida em que ao estresse gerado pela rotina desgastante soma-se a uma série de frustrações, e o próprio sentimento de solidão forma um turbilhão de emoções difícil de administrar, sobretudo quando não se tem sequer 18 anos. Por tudo isso, este livro tem a missão de ajudar pais, mães, modelos e candidatas à passarela do mundo fashion, assim como leitores em geral, a conhecer os prós e os contras desse universo glamouroso que habita o imaginário e a fantasia de todos. A riqueza de detalhes e as revelações provocantes causam grande impacto justamente por estarem baseadas em depoimentos e histórias reais de modelos e profissionais da moda.

    Como assim modelo é um cabide?

    11/01 Como assim modelo é um cabide?

    Essa é uma expressão muito utilizada no mundo da moda. Isso significa que você está mostrando uma roupa, um acessório ou um produto e não pode dar sua opinião. Se você não gostou da roupa, do cabelo ou da maquiagem, guarde sua opinião para você. Pense no que é para ser mostrado, na criatividade de quem produziu… Cada um tem um gosto. Para você, pode parecer estranho, mas a proposta é da pessoa que criou… Entre no clima do trabalho e dê o seu melhor!